quarta-feira, 12 de março de 2008

TV Digital

TV DIGITAL.

Um dia desses navegando pela Internet por curiosidade pesquisando sobre tv digital, encontrei um site muito interessante em que o papo era justamente tv digital e o entrevistado é um expert no assunto e que tem muito a contribuir.
Entrevista com Dr. Roberto Salva, que já foi Supervisor e diretor técnico da tv Tupi, prestou acessória na central globo de engenharia, ajudou a montar e trabalhou na tv monte Carlo na Itália, trabalhou também na Globo News, foi diretor técnico do grupo Bandeirantes e atualmente é diretor técnico de tecnologia do grupo Bandeirantes.
A tv atual ela tem 480 linhas e passa a ter agora 1.080 linhas que já foi estreada em São Paulo no meio do ano será no Rio de Janeiro e até 2.011 em todas a capitais. Segundo ele essa muda vai acontecer gradativamente ela não vai acontecer de uma pra outra paralelamente quem quiser comprar esse equipamento para ter a transmissão é claro que é possível, mas não precisa ser imediatamente.
Existem duas formas de participar e de fazê-la, a primeira e adquirir um setup box ( uma caixinha que vai ser vendida no mercado, ou seja, é um adaptador), que ainda está muito caro, por isso é importante ter paciência e atenção outro detalhe é que, essas caixinha que serão colocadas no mercado agora não terão todas a possibilidades técnicas que o sistema permite. por exemplo: A questão da interatividade.
Outras mudanças também ocorrerão as transmissão será transmitidas somente em UHF, são se terá mais VHF vão desaparecer até 2.016.
A segunda é que se você condições de comprar uma televisão já pode procurar uma com um setup box embutido a chamada televisão full, uma tv esse sistema custa em média de R$ 7.000 a 8.000 é importante se informar antes de comprar uma tv, tome cuidado pra não comprar uma coisa e levar um abacaxi pra casa.Tvs com setup box incorporados só serão fabricadas acima de 42 polegadas.
No mundo existem três sistemas de tv digital que é o sistema Europeu, o sistema Americano e o sistema Japonês que a o sistema modelo Brasileiro, que na verdade e sino brasileiro, porque já tem uma tecnologia adaptada do sistema brasileiro. Lembrando - se que essa tecnologia em 2.000 já tinha tv digital nos EUA em pouco tempo também no Japão e de lá pra cá a tecnologia já evoluiu. Que começou com o M-peg 2 e que já está no M-peg 4 o qual o Brasil já está no mesmo nível, ou seja, já pegou o bonde andando. Não seria justo colocar um sistema no ar com uma tecnologia ultrapassada.
Ficará até mais fácil a portabilidade e poderá ser acessada no carro, celular, Internet, etc.
Deve se levar em consideração que, quem utiliza antena parabólica não vai acontecer nada, continuar tudo a mesma coisa. Quem tem a tv a cabo, as operadoras de tv a cabo futuramente irão providenciar e adaptando a condição de HD, mas sempre a qualidade da tv aberta vai ser superior ao da tv paga.
Portanto, não de afobe para comprar tv.

Fonte: www.wtn.com.br

Nenhum comentário: